O que é tecnologia LASER
O LASER (Light Amplification Stimulated by Emission of Radiation, i.é., Amplificação da Luz Estimulada por Radiação) é um termo amplamente utilizado para definir dispositivos de tratamento capazes de produzir uma luz monocromática (um único comprimento de onda específico), coerente (fase constante) e polarizada (direcional).
Geraçāo
A fonte de emissão de laser em equipamentos com esta finalidade pode ser diversa, mas deve respeitar critérios que permitam produzir luz com um comprimento de onda com o melhor padrão de interação com os tecidos, permitindo ao mesmo tempo emissão de altas intensidades de energia, com possibilidade de ação, principalmente, em tecidos profundos, sem produzir efeitos danosos sobre os tecidos superficiais. A tecnologia que melhor se aplica no momento a este fim é aquela que utiliza os diodos semicondutores de 1.064 nm de comprimento de onda. A luz gerada pelos diodos é então direcionada para uma fibra óptica, cuja extremidade é conectada ao aplicador de laser. O feixe é posteriormente processado por uma série de lentes que garantem a direção e o diametro corretos do feixe de luz, e consequentemente o alvo para ação. Lasers terapeuticos são definidos por sua potencia e comprimento de onda. O comprimento de onda é importante porque os efeitos ideais no tecido humano são alcançados por luz que atua na “janela terapêutica “ (aprox. 650 – 1.110 nm). O comprimento de onda de 1.064 nm, aplicado por emissor de alta intensidade (20 Watts), garante uma boa relação entre penetração e absorção no tecido vivo. A quantidade de energia que um laser pode fornecer com segurança pode reduzir de forma significativa o tempo de terapia.
.
Classes Terapeuticas
Com base na potencia e no comprimento de onda, os lasers são divididos em várias classes. Os lasers terapeuticos são tipicamente da classe 3B, terapia a laser de baixa intensidade (LLLT – Low Level Laser Therapy) com potencia inferior a 500 mW; e os de classe 4, chamados laser de alta intensidade (HIL – High Intensity Laser) com potencia de 500 mW e maiores.
.
Modos
O laser de alta intensidade pode ser usado em 2 modos – pulsado e contínuo. O modo pulsado representa ligar e desligar o laser com uma frequencia muito alta e é usado como tratamento analgésico. A irradiação contínua é um modo no qual o laser permanece ligado o tempo todo da terapia e é usado para promover a bioestimulação e regeneração tecidual.